Dermatite Seborreica

Dermatite Seborreica

Texto desenvolvido por Dra. Yara Ortigosa (CRM – 176.576)

O que é?

É uma doença de natureza inflamatória que se localiza em regiões seborreicas da face e do corpo, ou seja, locais em que as glândulas sebáceas são mais ativas. As regiões da pele mais afetadas variam de acordo com fatores individuais, podemos citar como exemplos a região entre as sobrancelhas, supercílios, cantos do nariz, “bigode chinês”, atrás das orelhas e conduto auditivo, área da barba, tórax e o couro cabeludo, onde são chamadas as famosas “caspas”.

caspa na roupa

Quem pode ser afetado?

Pode acontecer em todas as idades, porém é mais comum entre 20 e 50 anos e, também, é mais frequente no sexo masculino. Algumas doenças sistêmicas, medicações e fatores do próprio indivíduo podem causar ou piorar as manifestações na pele.

dermatite seborreica lesoes

Como são as lesões?

Áreas vermelhas, descamação na pele, caspas e aumento de oleosidade no couro cabeludo. Pode causar sensação de pele sensível e estar associada à sensação de coceira.

Como é feito o diagnóstico?

Deve ser feito por um médico dermatologista através da avaliação clínica associada aos dados que o próprio paciente traz. Em situações específicas, em que não se podem excluir outras doenças, pode ser necessária biópsia para confirmar o diagnóstico.

Qual a relação da dermatite seborreica com o momento atual?

Aumentou o número de pacientes com a dermatite seborreica, isso porque além de estarmos no inverno e essa doença ser tipicamente pior nessa época do ano, o estresse emocional também influencia no surgimento e piora das lesões de pele. Além disso, o uso de máscaras pode agravar as lesões na região em que a pele fica “abafada”. No entanto, reiteramos que o uso das máscaras é muito importante e devem ser utilizadas. Com o tratamento adequado da dermatite seborreica, o uso da máscara não será prejudicial à pele e será muito benéfico na prevenção do COVID-19.

Como é o tratamento?

O dermatologista em sua consulta deve identificar e orientar a correção de fatores que pioram o quadro, como evitar banhos com água quente, evitar lavar cabelos à noite e evitar produtos muito oleosos. Também podem ser utilizados cremes e xampus prescritos pelo médico que são específicos para o tratamento dessa doença, entre outros tratamentos.

A Dermatite Seborreica é uma doença crônica de pele e cabelos, que tem períodos de melhora e piora, porém, com o tratamento adequado pode ser controlada e permitir uma boa qualidade de vida.

 

Procure seu dermatologista e use máscaras!

Para mais informações entre em contato conosco pelo telefone: (11) 4226-3079 ou whatsapp: (11) 99366-8092

Leave a Reply

Your email address will not be published.