Calvície e queda de cabelo? Tire essas preocupações da sua cabeça!

Calvície e queda de cabelo? Tire essas preocupações da sua cabeça!

Por dia, uma pessoa perde em torno de 100 a 130 fios de cabelo do couro cabeludo. Porém, se você perceber que a quantidade de fios em queda está maior que o normal, é importante buscar a ajuda de um profissional especializado.

Conheça alguns tipos de quedas de cabelo e suas possíveis causas:

  • Alopecia areata: é uma condição que provoca a queda de cabelo em forma de círculos redondos no couro cabeludo e pode se estender a outras zonas do corpo (cílios, sobrancelhas e barba). Em alguns casos, pode levar a queda completa dos fios, mas, na maioria das vezes, ele volta a crescer. A enfermidade pode afetar homens e mulheres em qualquer idade. Entre as possíveis causas estão fatores genéticos e imunológicos (que pode ser desencadeado por situações de estresse, por exemplo).
  • Alopecia androgenética: também conhecida como calvície, é o tipo mais comum de desordem que acarreta a queda progressiva dos fios de cabelos. A patologia afeta normalmente homens e apenas 20% de mulheres (intitulada como alopecia androgenética de padrão feminino). Apesar de poder iniciar na adolescência, a perda dos fios agrava-se com a idade, por volta dos 40 a 50 anos e não há uma renovação espontânea dos fios, caso não seja realizado o tratamento adequado.
  • Eflúvio telógeno: é a perda aguda e progressiva do cabelo após doenças crônicas ou febris, estresse emocional e após o parto (no caso das mulheres), entre outras. O cabelo se desprende facilmente ao ser tracionado. A causa está relacionada a algum fato ocorrido cerca de 3 meses antes do aumento da queda, devido o ciclo capilar.

 

Outras causas para a queda de cabelo:

  • Doenças endócrinas, como hipertiroidismo ou hipotireoidismo;
  • Sífilis;
  • Uso de alguns medicamentos como anticoagulantes, psiquiátricos, contraceptivos orais e tratamentos de quimioterapia etc.;
  • Má nutrição ou alterações bruscas na alimentação (cirurgia bariátrica ou dietas emagrecedoras), consumo excessivo de bebidas alcoólicas e fumo;
  • Tração excessiva dos fios (alopecia de tração).

Existem diversos tratamentos para a queda de cabelo de acordo com o tipo de causa: medicamentos sistêmicos, tópicos, microinfusão de medicamentos, uso de LED ou laserterapia. Para definir o melhor tratamento para cada caso é essencial o diagnóstico correto e tratamento adequado conforme a causa realizado um médico especialista. Agende uma consulta conosco!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.