Outubro Rosa – Cuidados com a pele durante o tratamento

Outubro Rosa – Cuidados com a pele durante o tratamento

Durante o tratamento de radio e quimioterapia, a pele fica mais sensível e fragilizada. É comum que possam surgir coceiras, irritações, ressecamentos e descamações. Existem alguns cuidados cotidianos que pacientes oncológicos devem ter.

Em tratamentos como a radioterapia – método capaz de destruir células tumorais empregando uma dose pré-calculada de radiação ionizante na área doente – recomenda-se lavar a pele irradiada com água e sabão neutro e secá-la com uma toalha macia, sem esfregar. É essencial proteger a pele com filtro solar com FPS 30 durante um ano após o tratamento e evitar banhos quentes e compressas quentes ou frias sobre a área tratada. É também desaconselhado o uso de roupas com tecido sintético, bem como peças apertadas ou de tecidos grossos, como jeans.

Quem faz quimioterapia precisa dedicar atenção especial à hidratação da pele, ter cuidado ao cortar as unhas, fazer a barba ou se depilar. Não é recomendável remover as cutículas, pois elas protegem as unhas contra infecções. É melhor optar por produtos sem fragrância e sem álcool. São boas opções os itens à base de óleo de amêndoas, ceramidas e leite de aveia. Banhos demorados e quentes também devem ser evitados, pois ressecam mais ainda a pele. A queda de cabelos, sobrancelhas, cílios e demais pêlos corporais acontece porque a quimioterapia atua em células que se multiplicam com frequência – como os folículos pilosos. Isso ocorre com alguns tipos de quimioterápicos, a partir da terceira ou quarta sessão.

Dois ou três meses após o término das sessões, o cabelo nascerá novamente, mas de forma estrutural diferente do fio anterior. Os fios que eram lisos podem nascer crespos, pois as alterações acontecem nas regiões que controlam espessura e simetria da fibra capilar. Os fios que eram grossos podem nascer finos, e até a cor do cabelo pode ficar diferente. Para reduzir os efeitos colaterais no couro cabeludo, pode-se fazer o resfriamento dessa área, gerando uma vasoconstrição local, que diminuirá os efeitos do tratamento, por exemplo.

Consulte um dermatologista para acompanhar melhor o seu caso.

Marque a sua consulta na Jack One com a Dra. Bruna Navarro Barsalini (CRM – 164167) – Dermatologia Clínica

Agende pelo aplicativo  ou Telefone: (11) 4226-3079

EndereçoR. Manoel Coelho, 676 – Sala 810 – Centro, São Caetano do Sul – SP, 09510-102

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.