Mente blindada

Mente blindada

A sua saúde é uma combinação de corpo e mente saudáveis. Como você está cuidando da sua mente?
O momento é cada vez mais desafiador, pois muitas mudanças aconteceram em instantes por causa da Covid-19: tivemos que nos recolher, aprender a andar com muitas restrições e desenvolver novas rotinas pessoais, familiares e de trabalho.

É como se o tempo não passasse ou como se tivéssemos deixado de viver, plenamente, estes dois últimos anos.
Por isso, eu pergunto a você: como está a qualidade das suas emoções? Qual a sua válvula de escape para manter a sua mente saudável?
Quando a mente está em desequilíbrio, o corpo também sente os efeitos, como fadiga, indisposição e problemas de digestão, além de apresentar mais episódios de raiva, falta de memória ou crises de ansiedade.
Outros fatores que contribuem para a instabilidade emocional são a alimentação inadequada e a falta de sono. Assim como o home office que trouxe um descontrole sobre o tempo de trabalho e de descanso, elevando a carga de trabalho do dia.

O que fazer para cuidar da sua saúde mental?

  • Mude hábitos que estão incomodando você, comece com pequenas atitudes e vá se desafiando ao longo do tempo;
  • Alimente-se corretamente. Evite as compras em aplicativos, as tentações são variadas nestes ambientes. Experimente cozinhar alimentos mais saudáveis (as receitas de pão ou bolo de cenoura devem ser pontuais);
  • Pratique uma atividade física, diariamente;
  • Defina horários para começar e parar de trabalhar no dia;
  • Monte uma rotina que traga mais disposição ao acordar e outra que traga mais relaxamento para dormir;
  • Tire um tempo para você, seja para ler um livro, assistir uma série ou não fazer nada;
  • Pratique meditação.

Caso você sinta a necessidade de ajuda mesmo assim, não hesite em procurar o quanto antes. Em algumas situações, o apoio de um profissional como o psicólogo é essencial para cuidar da saúde mental e evitar casos mais graves.
Esses são alguns cuidados vão ajudar você a manter a saúde da mente para atravessar este momento, ter mais qualidade de vida e assegurar um envelhecimento mais saudável.

Leave a Reply

Your email address will not be published.